É a hora do Brended Content

Quando me decidi pela profissão de jornalista, uma das razões preponderante foi o conteúdo. Conteúdo para mim sempre teve muito valor, em todos os sentidos. Trabalhar com ele então me fascina até então. Hoje, felizmente, o conteúdo é também valorizado nas relações de consumo e a sua importância ganha mais espaço nos investimentos das marcas.

Em uma das minhas pesquisas na web sobre Branded Content, que é o conceito de conteúdo agregado à marca, encontrei no blog do analista de tendências, Gabriel Jacob, o Advertido, uma matéria muito interessante, que sinaliza este movimento, e resolvi publicar aqui no meu blog.

Branded Content: Por que é a prática do futuro?

Entendemos por Branded Content a prática por vincular conteúdos a uma marca (e vice-versa). Uma forma sutil e criativa de cultivar laços entre uma marca e o consumidor.

Não é nenhum segredo que, com a evolução digital, muitas marcas aproveitaram o espaço livre e democrático da internet para espalhar a sua mensagem, dar conselhos e até mesmo medir a reação dos consumidores. Mas em 2009 foi feito ainda mais com Branded Content. Vimos vários exemplos aqui no ADivertido, e segundo o último relatório do Custom Publishing Council (CPC), os gastos com Branded Content duplicaram em 2009.
Falando de Estados Unidos, o gasto total com Branded Content foi, em média, US$ 1,8 milhões por empresa. Pouco mais da metade (51%) foi investido em publicações impressas, 27% em internet e quase 1/4 (22%) em televisão e rádio. A estimativa é que, em 2010, quase 60% das marcas devem duplicar os números de 2009.

O estudo também constatou que:
• 61% das marcas acreditam que o Branded Content é “mais eficaz” que a mala direta.
• Um pouco mais da metade (54%) usam o Branded Content para educar os consumidores.
• As marcas destinaram quase um terço (32%) dos orçamentos em Branded Content.
• 24% pretendem aumentar os gastos de conteúdo de marca em 2010.
• 78% dos entrevistados relataram que o Branded Content é mais eficaz do que a própria publicidade.

Estes dados mostram um crescimento substancial desta disciplina. Por quê? Você só precisa refletir sobre o comportamento do consumidor de hoje e entender que ele não quer mais ser incomodado com mensagens interruptivas, por isso opta por um conteúdo mais pertinente e que, em muitas vezes, pode ser assinado por alguma marca. Só depende da agência e do anunciante na hora de interpretar no briefing a demanda por algum tipo de conteúdo capaz de reter a atenção do target. No mais, a criatividade continua sendo o maior e principal ingrediente.

Sendo assim, vou continuar monitorando aquilo que virá com tudo em 2010.
:: Com fonte do BizReport e MediaPost

Uma opinião sobre “É a hora do Brended Content”

  1. Há um ano exatamente, eu estava trabalhando na coordenação, edição e produção do livro "O melhor calçado para o seu filho", de iniciativa e autoria do presidente da Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch. O livro revela o conteúdo dos estudos e discussões, com grupos de médicos de diversas áreas da medicina, principalmente ortopedia e pediatria, lideradas pela Bibi, para a definição de quais seriam as caractérísticas de um calçado, para torná-lo ideal para a criança, sem prejudicar, é claro, o seu desenvolvimento. Editado pela Editora Gente, O melhor calçado para o seu filho pode ser encontrado em livrarias e lojas da Bibi pelo país. Nele uma empresa que produz calçados infantis revela que o ideal mesmo na infância seria andar descalço, mas precisamos de proteção nos pés contra o ambiente urbano. E também, que a empresa desenvolve calçados fisiológicos respeitando todas as condições que os pés infantis precisam para crescerem livres e saudáveis como estivessem descalços. Conteúdo que ajudei a marca Bibi a desenvolver, reunir e publicar. Um exemplo claro brasileiro de Branded Content.

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